Ver artigo principal: Jogabilidade
A jogabilidade acelerada e orientada para a equipe do Counter-Strike permaneceu relativamente a mesma ao longo dos anos. Nele, duas equipes, os Contra-Terroristas e os Terroristas , lutam para completar um objetivo ou eliminar a equipe adversária. Apesar de básico, é considerado um dos jogos online mais revolucionários de todos os tempos. O Counter-Strike original veio exclusivamente com multiplayer, sem jogadores controlados por computador. Com o tempo, no entanto, várias modificações do lado do servidor adicionaram bots para uso no jogo e os bots foram oficialmente introduzidos em seus sucessores posteriores, Counter-Strike (Xbox) e Counter-Strike: Condition Zero .
Counter-Strike foi elogiado em todo o mundo por seu multiplayer altamente competitivo. A decisão de tornar o jogo multiplayer apenas remonta às origens do mod. Fazer um jogo single-player teria implicado muito mais trabalho, pois novos modelos e código de IA seriam necessários para os inimigos, em oposição a um jogo multiplayer que requer consideravelmente menos trabalho. [1]
Existem três cenários oficiais, cada um com suas próprias equipes, objetivos e mapas. Em todos os casos, as duas equipes são os contra-terroristas que enfrentam os terroristas .
Na versão original de varejo, um pequeno mapa de treinamento apenas para um jogador foi incluído, mas isso foi removido quando o jogo foi transferido para o Steam.
Existem três cenários oficiais no Counter-Strike : Assassinato , resgate de reféns e desarmamento de bomba . Um quarto cenário, conhecido como fuga , existia durante o Counter-Strike Beta . O cenário em si ainda é jogável, mas todos os mapas oficiais foram removidos antes do lançamento do jogo.
Ver artigo principal: resgate de reféns
Neste cenário, os reféns estão sendo mantidos pelos Terroristas . Os mapas oficiais apresentam entre 3 e 5 reféns, embora a maioria dos mapas apresente 4 reféns. A equipe Contra-Terrorista precisa resgatar esses reféns escoltando-os para uma zona de resgate de reféns . Os terroristas devem impedir que os reféns sejam resgatados. A vitória também pode ser alcançada eliminando a equipe adversária.
Ver artigo principal: desarmamento de bomba
Este cenário apresenta dois locais de bomba e um terrorista começa com um C4 . A bomba deve ser plantada em qualquer um dos locais de bomba. Depois que a bomba for plantada, ela explodirá após um certo período de tempo. Durante este tempo, os Contra-Terroristas podem tentar desarmar a bomba e a desarme bem sucedida fará com que os Contra-Terroristas sejam vitoriosos. Se a bomba explodir, os Terroristas vencerão a rodada. Também é possível ganhar uma rodada eliminando a equipe adversária.
Ver artigo principal: Assassinato
Este cenário é o menos popular dos três e apenas um único mapa, Oilrig , é apresentado na última versão do jogo. Nesse cenário, um único jogador da equipe Contra-Terrorista assume o papel de um VIP que deve chegar a uma zona de fuga VIP . Alguns mapas apresentam apenas uma zona de fuga, enquanto outros apresentam várias zonas de fuga. Os Terroristas têm que eliminar o VIP e eliminar com sucesso o VIP renderá a vitória aos Terroristas. Ambas as equipes têm um arsenal restrito de armas disponíveis para compra. Como em outros cenários, a vitória também pode ser alcançada eliminando a equipe adversária.
Counter-Strike apresenta uma grande variedade de mapas que ocorrem em diferentes ambientes, incluindo cenários urbanos, árticos, selva e deserto. Durante os estágios pós-beta, os mapas ainda eram rotacionados na distribuição oficial em uma escala um pouco menor. Desde o lançamento do Counter-Strike 1.6, nenhum mapa foi adicionado ou removido do jogo.
Deve-se notar que a maioria dos mapas para o jogo foram criados por pessoas que originalmente eram simplesmente mapeadores amadores. Quando a Valve Software mais tarde comprou os direitos do Counter-Strike e seu conteúdo, estes se tornaram os primeiros trabalhos publicados no varejo para muitos dos designers de níveis. [2]